Estratégias para permanência de talentos na APS
ImpulsoGov · Março 2024

Confira algumas sugestões para apoiar a permanência dos profissionais nas unidades de saúde do seu município.

A busca pela permanência de talentos na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma realidade para municípios de áreas rurais e remotas, especialmente em regiões como Norte e Nordeste, mas existem algumas formas de contornar esse desafio.

Por isso, nós do Impulso Previne trouxemos abaixo algumas sugestões para que você, gestora de equipe e/ou da APS coloque em prática e consiga manter esses profissionais na sua unidade/região por mais tempo.

O que é permanência de profissionais de saúde?

Permanência de profissionais de saúde significa mantê-los na unidade de saúde, fazendo com que tenham interesse pelo trabalho e queiram permanecer no território. 

Na saúde, esse processo é muito importante, pois são nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que a população deve ter o  contato mais próximo com os profissionais de saúde. A APS possui o papel de fazer o mapeamento dos residentes de cada território e com isso profissionais e cidadãos acabam estabelecendo um vínculo de confiança que é fundamental para o cuidado.

Por isso, quando há uma grande rotatividade de profissionais nas UBS, como acontece por exemplo em comunidades ribeirinhas, pode ser um desafio dar continuidade ao acompanhamento da população, por alguns motivos, por exemplo: 

  • Falta de confiança em novos profissionais, após a quebra de vínculo com o profissional que acompanhava o usuário
  • Comprometimento do fluxo de atendimento, dificultando o acompanhamento periódico e próximo da população.

Por que profissionais saem de suas unidades de saúde?

Existem alguns motivos que podem influenciar o interesse e permanência dos profissionais no território, como por exemplo:

Desmotivação com o trabalho

Os profissionais de saúde, assim como em todas as áreas, buscam por qualificação e desenvolvimento. Falta de  capacitações, entre outras oportunidades de educação permanente, e política de feedbacks entre gestora e profissional podem influenciar na decisão de permanência ou não no território.


Dificuldade de adaptação

Se adaptar às especificidades de alguns municípios, sobretudo os de áreas remotas e/ou vulneráveis, pode ser um desafio para os profissionais de saúde. Além disso, a dificuldade de adaptação sobre gestão e fluxo de trabalho também costumam ser motivos para que os profissionais deixem a unidade. 

Especificidades de atendimento

As comunidades ribeirinhas e quilombolas necessitam de algumas especificidades de atendimento e compreendimento sobre cultura, religião e agravos de saúde. Por isso, é preciso que haja uma troca e especialização constante dos profissionais de saúde para atendimento qualificado dessa população.

Como incentivar a permanência de talentos na APS?

Confira abaixo algumas sugestões do Impulso Previne para que você possa contornar os desafios que impedem a permanência dos profissionais de saúde na sua UBS!

Apoie a participação em decisões

Principalmente em municípios pequenos, muitas decisões costumam ser centralizadas e concentradas em grupos menores. Esse é um motivo que faz com que muitos profissionais percam o interesse em permanecer nas unidades porque não possuem clareza sobre as causas que podem ter motivado novas mudanças estabelecidas.

Por mais que os profissionais de saúde não sejam a última instância de decisão nos municípios, você como gestor(a) de saúde pode criar espaços de discussão e promover uma comunicação transparente para ouvir os diferentes pontos de vista. Dessa forma, você permite que eles se sintam parte das decisões, mesmo que indiretamente.

Um exemplo é incluir os profissionais de saúde nas decisões relacionadas às estratégias de monitoramento e abordagem aos usuários nas comunidades de atuação.

Incentive o desenvolvimento

Os profissionais de saúde costumam estar em constante aprendizado, para que consigam ofertar um melhor cuidado as(os) usuárias(os). Mas como em qualquer outra área, eles têm a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional. 

Por isso, você, gestor(a) de saúde, pode estimular a capacitação e flexibilizar a agenda dos profissionais para ações de qualificação nas unidades.  Cada um tem o papel de buscar evoluir na carreira por conta própria, mas a APS também deve ser um espaço para estimular e ofertar capacitações como parte importante do seu trabalho e desenvolvimento. Verifique as áreas e os temas que mais demandam atenção e prepare um calendário de educação em saúde para os profissionais com materiais e cursos dedicados a eles.

Nós já produzimos um material com algumas sugestões de organização de agenda dos profissionais de saúde na APS: 

Como organizar as agendas dos profissionais da sua unidade de saúde.png

Você pode conferir clicando aqui.⁠

Promova trocas constantes sobre o trabalho

A comunicação em um ambiente de trabalho, sobretudo entre os profissionais de saúde, influencia diretamente na rotina das unidades. Em um ambiente de constante mudança, onde os profissionais têm contato direto com a população, é preciso garantir que haja um espaço aberto para sugestões e trocas entre você, gestora, e os demais profissionais das unidades do seu território.

Dessa forma, é importante dar e receber feedback sempre de forma clara e profissional, recebendo de forma empática as sugestões de melhoria dessas pessoas.


Seja um município parceiro do Impulso Previne!

Estamos priorizando municípios das regiões Norte e Nordeste para as nossas próximas chamadas de parceria.

Nossos municípios parceiros têm acesso a ferramentas de gestão para acompanhamento e busca ativa dos cidadãos e mentorias através de encontros virtuais com o nosso time de especialistas em saúde, tudo de forma gratuita.

Nesses encontros, realizamos capacitações sobre o financiamento da Atenção Primária e oferecemos soluções exclusivas para seu município, como nossas listas nominais com atualização automática para acompanhamento dos indicadores de desempenho.

Clique aqui e faça a sua inscrição!

Gostou da nossa dica? Continue acompanhando o blog do Impulso Previne e não perca outros conteúdos!