A área logada é de acesso exclusivo para municípios parceiros. Para ver os resultados públicos do seu município clique aqui.
Veja as principais sugestões para qualificar seu registro no indicador de diabetes.
O diabetes mellitus é um transtorno metabólico de alta prevalência na população brasileira. Ele compõe um dos fatores de risco cardiovascular e sua importância vem aumentando devido às complicações agudas e crônicas.
Por ser uma condição sensível à Atenção Primária à Saúde, o bom manejo dessa doença contribui para a diminuição das complicações e morte. A mensuração de hemoglobina glicada é o exame padronizado mais adequado para o acompanhamento de longo prazo desse problema de saúde.
O indicador 6 de desempenho do Previne Brasil estabelece algumas metas de atendimento e cuidado para esses usuários.
Nesse sentido, algum atendimento a pessoas com diabetes no seu município já deixou de ser contabilizado para o Previne Brasil?
Um registro feito incorretamente pode fazer com que a consulta e a solicitação do exame de hemoglobina glicada não contabilizem para o indicador do Previne Brasil.
Para facilitar sua rotina de trabalho, produzimos um guia prático com o que você não pode esquecer no momento do registro de atendimento às pessoas com diabetes.
O indicador de desempenho do Previne Brasil relacionado a diabetes, estabelece uma meta de 50% de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
Para registrar o indicador é preciso: a consulta e a solicitação da hemoglobina glicada.
Os profissionais que devem realizar o atendimento para que seja contabilizado no indicador são os médicos e enfermeiros.
Confira abaixo os códigos que você pode utilizar no momento da consulta e de solicitação de exames de pessoas com diabetes na sua unidade:
Atenção: CONFIRME A CONDIÇÃO ANTES DE ATIVÁ-LA!
Depois da condição ativada a partir dos códigos CIAP ou CID-10, o usuário entra na lista de denominador do indicador do município, não sendo possível retirá-lo. Por isso, é importante confirmar o quadro crônico do usuário.
Caso a pessoa atendida não possua este diagnóstico e sim uma condição aguda de elevação dos níveis glicêmicos ou afins, utilize os códigos indicados para os casos transitórios e não para a condição crônica, para que esses não sejam contabilizados no denominador.
Exemplo: diabetes gestacional, que deve ser registrado especificando o CID-10 (024, 0244, 0249) e o CIAP2 (W85).
Algumas práticas no momento do registro, podem qualificá-los para que contabilizem no Previne Brasil:
Manter atualizado o cadastro do cidadão no prontuário utilizado;
Realizar o registro diariamente e preferencialmente durante o atendimento;
Preencher adequadamente os campos relacionados à identificação da consulta com o CID-10 ou CIAP-2 corretos;
Não esquecer do código SIGTAP correto para solicitação do exame da hemoglobina glicada.
Aqui na ImpulsoGov, disponibilizamos para nossos municípios parceiros uma lista nominal de pessoas com diabetes, com informações sobre data de consulta mais recente, prazo para a próxima consulta e prazo para a próxima solicitação de hemoglobina glicada.
Para ter acesso a essa e muitas outras ferramentas, além de apoio especializado, tudo de forma gratuita, você pode clicar aqui para se inscrever.
Gostou da nossa dica sobre a Atenção Primária? Continue acompanhando o blog do Impulso Previne e não perca outros conteúdos com novidades!